Na edição de dezembro de 2015 da revista Profissão Mestre, apresentamos o plano de aula "O trabalho ao longo da história: sobrevivência, identidade cultural e produção do espaço", desenvolvido pela professora Izabel Castanha Gil. O material abaixo complementa a reportagem publicada na edição impressa da revista.

Atividade 1. Sensibilização: vivemos num ambiente construído pelo trabalho e pela técnica

O professor deverá orientar os alunos para que formem grupos de cinco pessoas. Com caderno, lápis, e qualquer aparelho de telefonia móvel, a primeira tarefa dos alunos deverá ser a observação do seu entorno,a partir do seguinte roteiro:

Roteiro de observação do entorno

1. Fotografar e/ou descrever todas as manifestações reconhecidas pelo grupo, como resultado de um trabalho a sua volta, presente na sala de aula ou em qualquer local do ambiente escolar, ou mesmo no trajeto casa/escola. (Ex. construções, veículos, mobiliários, vestimentas, material escolar etc.)

2. Fotografar e/ou descrever todas as profissões e profissionais envolvidos na produção dessas manifestações identificadas no item 1. (Ex. arquitetos, engenheiros, pedreiros, metalúrgicos, pintores, estilistas, costureiras, marceneiros, carpinteiros, serventes, faxineiros etc.)

3. Descrever e/ou fotografar os recursos naturais supostamente necessários para a produção desses itens fotografados e/ou descritos. (Ex. minerais, couro, algodão etc.)

4. Descrever possíveis técnicas e fotografar (se possível) as ferramentas necessárias para a produção dos objetos observados.

5. Entrevistar alguns profissionais, solicitando que respondam as questões elencadas no quadro abaixo.

Quadro 1. Sugestão de questionário para entrevistas com profissionais identificados durante a atividade de observação

1. Nome................................................... Idade ................... Sexo ............. Profissão................................... 

2. Há quanto tempo atua nessa profissão?

3. Quais são as suas obrigações nesse trabalho?

4. Em relação ao seu trabalho

a) possui jornada de trabalho de (  ) 8 horas diárias  (  ) 6 horas diárias  (  ) outra ..............

b) é (  ) patrão  (  )  empregado (  ) outro.

c) (  ) paga salário a outros trabalhadores (  ) recebe salário pago por alguém  (  ) desenvolve a atividade para si próprio, não pagando nem recebendo salário  (  ) outro

5. Para quem é empregado

a) frequentou ou frequenta algum curso profissionalizante? (  ) não. Por que?   (  ) sim. Qual?

a) tem direito a descanso semanal remunerado, férias, 13º salário? (  ) sim  (  ) não

b) tem carteira de trabalho assinada? (  ) sim  (  ) não

6. Em relação à formação profissional

(  ) possui curso específico na área em que atua.

(  ) aprendeu com os pais ou com outras pessoas.

(  ) aprendeu sozinho.

(  ) outros ..............................

 

 

As informações deverão ser organizadas em um cartaz (em cartolina branca ou papel pardo), utilizando imagens coletadas por eles mesmos e, se necessário, complementadas com figuras retiradas de jornais e revistas disponíveis na biblioteca da escola ou trazidas de casa, mediante prévia solicitação. 

Os cartazes deverão ser fixados numa das paredes da sala, formando um mural. Os grupos deverão expor o resultado de suas observações, de modo que os alunos circulem entre os trabalhos, ouvindo e dando explicações.

Próximo ao conjunto dos cartazes o professor deverá fixar uma folha em branco tamanho A3. Em determinado momento, ele deverá solicitar a atenção da turma para a próxima atividade. Com um pincel atômico preto, o professor deverá anotar algumas palavras chave apontadas pelos alunos. (Ex.: trabalho, trabalhador, técnica, ferramentas, recursos naturais, transformação, atendimento das necessidades humanas, patrão, empregado, salário, capital etc.). A identificação de palavras chave contribui para reforçar o enfoque dado ao tema, apontando os conceitos que o estruturam.

Atividade 2. O trabalho nas diferentes sociedades

Os mesmos grupos formados anteriormente deverão, por sorteio, pesquisar os temas sugeridos no Quadro 2. Os resultados deverão ser socializados por meio de cartazes, que serão fixados ao lado daqueles elaborados na atividade 1. A ideia é traçar uma visão histórica e sociológica acerca das diferentes formas de organização do trabalho e como essa organização influenciava e/ou era influenciada pela cultura de quem o produzia.

As fontes de pesquisa indicadas para cada tema deverão ser lidas, interpretadas e sintetizadas pelos alunos. A síntese do conteúdo deverá ser representada (com ilustrações, legendas, e pequenos textos) em cartazes confeccionados em cartolina branca ou em papel pardo.

Os cartazes deverão ser fixados ao lado daqueles desenvolvidos na atividade 1, de modo a formar um painel paralelo. A ideia é facilitar a comparação das formas de organização do trabalho em diferentes momentos históricos.

 

Com a ajuda do professor de Língua Portuguesa, o professor deverá solicitar que um aluno voluntário escreva (à mão ou digitado), numa folha de papel tamanho A4, a etimologia, da palavra trabalho (citando a fonte de pesquisa). Essa folha deverá ser fixada próxima aos cartazes e o aluno deverá socializar a informação aos demais colegas. 

Quadro 2. O trabalho nas diferentes sociedades: visão histórica e construção da cultura

Tema

Fontes de pesquisa

Trabalho no Egito antigo

http://bit.ly/antigo-egito

http://bit.ly/egito-antigo

Trabalho na Grécia antiga

http://bit.ly/legado-grego

http://bit.ly/trabalho-grecia

Mulher e trabalho no século XIX

http://bit.ly/trabalho-escravo-Brasil

http://bit.ly/mulher-e-trabalho

http://bit.ly/formas-trabalho-escravo

Trabalho indígena

http://bit.ly/trabalho-indigena

http://bit.ly/indios-Brasil

Trabalho na Europa medieval

http://bit.ly/trabalho-Europa

http://bit.ly/vida-idade-media

Trabalho na Ásia Oriental Medieval

http://bit.ly/imperios-medievais-asia

Trabalho na América espanhola

http://bit.ly/america-espanhola

http://bit.ly/trabalho-america-espanhola

Trabalho escravo na América portuguesa

http://bit.ly/america-portuguesa

http://bit.ly/trabalho-escravidao

 

Quando os cartazes estiverem fixados na parede, como orientado na atividade 1, cada grupo deverá expor seu tema e ouvir a exposição dos colegas. O conjunto dos cartazes formará uma síntese interessante sobre o tema em estudo, enquanto o compartilhamento das informações contribuirá para a ampliação do conhecimento.

Com a contribuição do professor de História e Sociologia, os alunos deverão ser estimulados a responder os questionamentos sugeridos no destaque. As respostas deverão ser anotadas no caderno do aluno e servirão como subsídios para o momento da socialização dos resultados.

1. Identifique características que marcam as formas de organização do trabalho de cada grupo pesquisado nos temas.

2. Essas formas de organização do trabalho contribuíram, de alguma forma, para a construção da cultura desses grupos? Como se percebe isso?

3. Aponte algumas diferenças e semelhanças dessas culturas.

4. Identifique ferramentas e utensílios utilizados por esses grupos humanos.

5. Identifique a relação de cada grupo com a natureza.

6. Identifique formas de exploração do trabalho. Quem praticava?

7. Por que muitos trabalhadores eram explorados? Como reagiam a essa exploração?

8. Há evidências de exploração do trabalho nas comunidades indígenas? Comente.

9. Ainda é possível identificar algumas dessas formas de organização do trabalho nos dias atuais? Comente.

 

A socialização dos resultados deverá acontecer por meio de um debate, com os alunos organizados num único círculo. Todos deverão ser estimulados a falar. Para a conclusão da aula cada grupo deverá produzir uma redação (síntese) do que foi apreendido. Esta deverá seguir a estrutura do texto dissertativo-narrativo, com orientações do professor de Língua Portuguesa.

O professor poderá selecionar alguns textos para publicação no jornalzinho da escola ou no blog da turma.

Recursos Complementares

Cultura e trabalho. Disponível em http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/01_cd_al.pdf

Espaço e técnica: o trabalho humano provocando arrumação e desarrumação socioambiental no planeta. Disponível emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376

Produção do espaço, sistemas técnicos e divisão territorial do trabalho. Disponível em http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn119-63.htm

Sociologia da cultura. Disponível em http://estudosculturais.com/portal/apresentacao/plano-curricular/sociologia-da-cultura/

Trabalho, ciência e cultura. Disponível em http://www.sedu.es.gov.br/download/Texto_Trabalho_Ciencia_Cultura.pdf

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!