Os fenômenos da natureza encantam as crianças, que muitas vezes se interessam em perguntar o porquê desses acontecimentos, e a explicação cabe aos pais e professores. A professora Luciana Soares Muniz, de Uberlândia (MG), elaborou um plano de aula lúdico para explicar às crianças como a chuva acontece. Dividido em quatro grandes atividades, o projeto de Luciana tem duração prevista para oito horas-aula, com sugestão de divisão de duas horas-aula para cada momento.

1ª atividade

Para dar início ao tema, Luciana sugere que o professor debata com as crianças o que elas já sabem a respeito da chuva. Anote em uma cartolina tudo o que elas destacam e depois fixe-a na parede ou no mural da sala de aula. Em seguida, distribua folhas de papel sulfite para os alunos e peça para que desenhem a chuva. “Coloque uma música e explique que, quando você parar a música, os alunos deverão trocar sua produção com o colega da direita. Quando trocarem suas produções, a música voltará a tocar e os alunos deverão continuar o desenho do colega. As trocas de atividades seguirão até que a produção inicial chegue ao seu autor original”, esclarece a educadora. O importante, com essa atividade, é que as crianças percebam os elementos comuns de uma paisagem de chuva. Os desenhos também devem ser fixados na parede ou no mural da sala.

2ª atividade

Para a segunda etapa, é preciso que os alunos estejam no laboratório de informática ou que a sala de aula tenha um projetor multimídia, de preferência com acesso à internet. Para dar início a esse momento, devem ser feitas três perguntas às crianças: A chuva cai de onde? Como ela se forma? O que observamos quando chove? Após avaliar o que os alunos já sabem, peça que leiam (ou leia em conjunto com eles) o texto disponível no site Sua pesquisa (www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm). Esclareça as dúvidas e elabore com eles um desenho explicando a formação da chuva. Em seguida, repita o mesmo processo (análise de material seguida de produção de desenho), mas usando o vídeo O ciclo da água (youtu.be/g26Wk4gpkws). Para diversificar a atividade, Luciana aconselha o uso, pelos alunos, do programa Paint (ou similar) para a confecção dos desenhos.

Em outro momento, pergunte aos alunos como eles descobrem quando irá chover. Depois da conversa, Luciana sugere a leitura do texto Lá vem a chuva!, do site Ciência hoje das crianças (chc.cienciahoje.uol.com.br/la-vem-chuva). “Quando terminarem a leitura, solicite que façam um desenho representando como o besouro do texto faz quando sabe que vai chover. Em seguida, faça um momento de socialização das produções”, diz a professora mineira. Peça também para os alunos escreverem e/ou desenharem o que fazem quando sabem que vai chover. Repita o procedimento do vídeo anterior com o desenho animado Cascão e o guarda-chuva voador, que pode ser visto em youtu.be/Gz8UhCbmWFU. O foco da conversa agora será sobre os guarda-chuvas. Os alunos deverão desenhar no computador diferentes formas de utilização do acessório. Conclua a atividade lendo com eles a história em quadrinhos disponível em www.jogosdaturmadamonica.net/chuva e converse com os pequenos sobre a importância da chuva.

3ª atividade

Com base no vídeo disponível no link youtu.be/uiNoHzL9-Do, peça aos alunos para imaginarem tipos de chuvas que não tenham gotas de água. Eles devem escolher três alternativas criadas pelos colegas e criar desenhos com base nas invenções. Os desenhos deverão ser apresentados para a turma. Depois, leia o livro Florentina e porquinho em: Um dia de chuva (Editora Caramelo) e peça que alunos escrevam textos contando o que eles fazem em dias de chuva. Por fim, acesse o site www.climakids.com.br e, com base no clima da cidade em que residem, solicite às crianças que elaborem um novo desenho. Os desenhos também devem ser apresentados para os colegas.

4ª atividade

O último momento do plano de aula deve ser dedicado à produção de textos (em duplas) sobre a chuva. “Os alunos poderão criar personagens e também buscar referências no que já sabem sobre o tema para enriquecer a produção”, explica Luciana. As duplas também poderão fazer um desenho representando a história. Quando terminarem, a sugestão da educadora é um momento de leitura das histórias, as quais serão fixadas no mural da sala de aula. Para concluir o plano de aulas, crie com a turma uma lista de dicas para os dias de chuva. A lista poderá ser feita em uma cartolina e fixada no mural da escola para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

 

Matéria publicada na edição de março de 2015.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!