Professora propõe plano de aula interdisciplinar para explorar o trabalho, temática comum a diversas disciplinas

Leia mais...

Na edição de dezembro de 2015 da revista Profissão Mestre, apresentamos o plano de aula "O trabalho ao longo da história: sobrevivência, identidade cultural e produção do espaço", desenvolvido pela professora Izabel Castanha Gil. O material abaixo complementa a reportagem publicada na edição impressa da revista.

Leia mais...

Há apenas seis anos a Sociologia é uma disciplina obrigatória para o ensino médio no Brasil. Isso reflete o que ocorreu em termos históricos, pois essa área de estudo só se estabeleceu no século XIX, com as obras dos franceses Auguste Comte e Émile Durkheim. Para introduzir os conceitos dessa área entre os alunos, João Ricardo Ferreira Pires, professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), elaborou o projeto “Durkheim e a consolidação da Sociologia como disciplina autônoma”, um plano de aulas previsto para durar três aulas, que permite ampla discussão e fundamentação sobre a sociologia.

Leia mais...

Os fenômenos da natureza encantam as crianças, que muitas vezes se interessam em perguntar o porquê desses acontecimentos, e a explicação cabe aos pais e professores. A professora Luciana Soares Muniz, de Uberlândia (MG), elaborou um plano de aula lúdico para explicar às crianças como a chuva acontece. Dividido em quatro grandes atividades, o projeto de Luciana tem duração prevista para oito horas-aula, com sugestão de divisão de duas horas-aula para cada momento.

Leia mais...

Às vésperas de sediar a Copa do Mundo de 2014, é oportuno estimular a reflexão sobre a história dos mundiais, assim como sobre as relações entre futebol e sociedade ao longo da história. Sem cair em extremos que vão da crítica venenosa, que só enfatiza os usos políticos do evento, à apologia euforizante, que se expressa pela recusa em pensar o futebol, o debate em sala de aula poderá ser uma fonte de estímulo ao estudo da história, além de contribuir para formar um público capaz de apreciar o mundial de forma qualificada. Para começar, um pouco da perspectiva em torno desse esporte.

Leia mais...

Nas últimas décadas, têm-se falado muito em bullying, tema que vem se destacando dentro do cenário acadêmico como uma entre várias dimensões da violência escolar. Mas, afinal, o que significa isso?

Leia mais...

As contribuições africanas para a formação e a constituição da sociedade brasileira fazem parte do imaginário coletivo nacional. Para compreender o que é o Brasil em suas raízes mais profundas, é fundamental a análise acurada das vertentes dessa numerosa contribuição em seus vieses cultural, social, afetivo, musical, literário, artístico, religioso e arquitetônico. É espantoso, porém, o modo como ainda persistem dúvidas, erros, controvérsias, preconceito e desconhecimento da história dos negros no Brasil quando se aborda o tema consciência negra na escola. Para mudar esse quadro, é preciso abandonar os velhos clichês e apresentar o tema de maneira mais propositiva, buscando o conhecimento e o reconhecimento das tradições afro-brasileiras. Só assim é possível dirimir as discrepâncias e a infâmia dos mais de três séculos de escravidão.

Leia mais...

Existe um pensamento de que o brasileiro só é patriota em época de Copa do Mundo ou em jogo da seleção brasileira. Apesar de muitas pessoas discordarem disso, esse é o senso comum que ainda prevalece. Portanto, trabalhar a História do Brasil e consequentemente inflar o senso de patriotismo nos alunos se torna um ponto essencial dentro das salas de aula. Com isso em mente, a professora de Língua Portuguesa da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ), Maria do Carmo Rezende Procaci Santiago, elaborou um plano de aula que busca debater e conscientizar os alunos da história e da situação sociopolítica e econômica do Brasil.

Leia mais...

O que é alimentação saudável? É aquela que fornece uma quantidade satisfatória de calorias, proteínas, sais minerais, água, vitaminas e outros nutrientes, para que o corpo desenvolva-se adequadamente.

Leia mais...

Você já pegou um saci? Já viu a sereia Iara? Brincou de cavalinho de pau, pião, adivinhas e “O que é o que é”? Conhece a dança do Bumba-meu-boi? Já comeu acarajé e tutu à Mineira? Essas e outras brincadeiras, lendas, festas e comidas típicas são ilustrações de um encantamento mágico que compõe o universo do Folclore brasileiro.

Leia mais...
+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!