O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto por sete formas geométricas. Ainda que seja um brinquedo simples, pode ajudar as crianças a desenvolverem o aspecto lúdico e, na escola, pode ser um aliado para o professor de Matemática ensinar frações aos alunos do ensino fundamental. Essa é a proposta da professora Edite Resende Vieira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com este plano de aulas dividido em seis atividades, previstas para durarem 3 horas-aula.

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A educação financeira tem ganhado espaço nas escolas e já está presente desde as etapas iniciais do ensino. Isso porque se considera necessário que as crianças aprendam noções sobre dinheiro, o valor e a utilidade deste, bem como conheçam desde cedo o funcionamento do comércio para se tornarem adultos mais conscientes. Com base nesse contexto, Michelle Ribeiro Cavalcante, professora de Matemática no Centro Municipal de Educação Infantil Tia Carlota, em Teresina (PI), resolveu utilizar um cenário bastante comum a seus alunos para ensiná-los o tema. “O plano partiu da curiosidade das próprias crianças. Próximo da escola há um local de comércio, e eu percebia a euforia na hora da saída para compra de bombons, biscoitos, petiscos e como elas trocavam informações sobre os preços e os valores das moedas e cédulas utilizadas”, conta Michelle, que dá aulas para crianças de 5 e 6 anos na instituição.

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Quando o assunto das aulas de Matemática passa a ser angulação, os alunos devem memorizar os diversos tipos de ângulos: agudos, obtusos, rasos, nulos, côncavos, retos, completos, consecutivos, adjacentes, opostos, complementares, suplementares, replementares e explementares. São tantos termos e tantas diferenças que qualquer ajuda é sempre bem-vinda pelos alunos. A professora Márcia Aparecida Mendes, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU-MG), criou um plano de aulas voltado para auxiliar os estudantes a compreenderem o que são os ângulos reto, raso, complementares e suplementares.

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O trabalho com a geometria muitas vezes necessita que o professor extrapole os limites do quadro negro e/ou do caderno para que seus alunos consigam compreender o assunto. Quando se viu diante desse desafio, Éderson de Oliveira Passos, professor de Matemática da educação básica de Uberlândia (MG), recorreu a alguns materiais simples, mas que ajudaram bastante seus alunos a entenderem os polígonos.

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O trabalho com estatísticas muitas vezes é usado para a comprovação de alguma informação, hipótese ou teoria. É possível ver isso diariamente nos jornais, tanto impressos como televisivos, nos quais números e mais números inundam as chamadas, atestando a situação econômica de determinado país ou o crescimento (ou decrescimento) de algum outro aspecto. Por isso, compreender o que são estatísticas e saber como utilizá-las são fatores essenciais para que os alunos possam entender um pouco mais sobre o que acontece no mundo.

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Toda eleição sempre é marcada por pesquisas de opinião pública que procuram retratar quem são os favoritos na disputa por cargo político naquele ano. Para a professora de Matemática Ingrid Milléo, de Ponta Grossa (PR), tais pesquisas são excelentes para que os alunos compreendam como é feito o trabalho com dados durante as eleições. A educadora elaborou um plano de aulas que simula uma pesquisa de opinião pública ao longo de 5 a 6 aulas. Destinada a alunos do ensino médio, a atividade pode ser adaptada para qualquer idade. “Serve para qualquer faixa etária/série, só depende do aprofundamento que o professor dará”, afirma Ingrid. A sugestão aqui é para aplicação em uma turma do 2º ano do ensino médio.

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Saber lidar com o dinheiro, como e quanto poupar, o que são juros simples e compostos, como eles funcionam, quais são os investimentos financeiros existentes e outros aspectos são conhecimentos que se tornam cada vez mais imprescindíveis na vida adulta. No entanto, como é na escola que as crianças e os adolescentes desenvolvem as principais competências e habilidades, a necessidade de implantar a educação financeira como parte do currículo escolar cresce a cada dia.

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