É sempre um exercício curioso olhar para os hábitos e os costumes de anos e décadas anteriores e compará-los com o que se faz e se usa atualmente. Roupas, aparelhos tecnológicos, carros, costumes e até mesmo a linguagem utilizada sofrem mudanças com o passar do tempo. Para as professoras de Língua Inglesa Juliana Maria Cristiano Gense e Andréa Marques Leão Doescher, da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp), essas diferenças deram origem ao plano de aulas intitulado The eigthies: a vida nos anos de 1980 e hoje!, que serve para trabalhar com os alunos tanto a cultura norte-americana como os tempos verbais.

Voltado para estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA), o projeto é feito para durar 4 horas-aula e não demanda materiais que estejam fora do alcance do professor. Confira-o a seguir.

1º Momento

Dividido em quatro momentos, o plano de aulas se inicia com uma simples atividade de motivação: “O professor colará algumas imagens impressas, em tamanho aproximado de uma folha de papel sulfite, nas paredes da sala de aula. Tais imagens são de objetos e situações atuais em contraste com objetos e situações típicos dos anos de 1980”, explica Juliana. Os pares de imagens sugeridos pelas educadoras são: fita de vídeo e DVD; Atari e Wii (videogame do passado e atual); uma foto do programa Profissão: perigo (MacGyver) e outra do Big Brother Brasil; uma foto de uma atriz ou de um adolescente dos anos de 1980 e outra dos anos 2000; e duas fotos de carros, uma de um automóvel de 30 anos atrás e outra de um carro atual. Juliana inclusive fornece, no endereço pt.slideshare.net/jugense/anos-80-5758467, exemplos de imagens para o professor imprimir. Com as imagens distribuídas pela sala, peça que os alunos as separem em duas categorias (1980 e 2000) e indiquem os motivos da separação.

2º Momento

A aula seguinte será dedicada a uma conversa aberta entre professor e alunos sobre as diferenças entre a década atual e a de 1980. Juliana destaca três perguntas que podem nortear o debate: Is the life now very different from the life in the eighties? (A vida hoje é muito diferente da vida nos anos oitenta?),  What is different? (O que é diferente?) e What is the same? (O que é igual?). Depois de uma breve conversa, divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e peça para que eles pesquisem na internet sobre o tema “life in the eighties and life today – vida nos anos de 1980 e vida hoje”, com base nos seguintes tópicos: fashion (moda), politics (política), TV programs (programas de TV), music (música), games (jogos), family (família), work (trabalho), culture (cultura) e school life (vida escolar). Durante a pesquisa, os alunos deverão anotar em seus cadernos, preferencialmente em inglês, as conclusões as quais eles chegaram. Todo o trabalho dos estudantes será apresentado na próxima aula (3º momento), em que a turma poderá conversar mais sobre tudo que foi pesquisado.

3º Momento

Após as apresentações dos alunos, proponha para os estudantes escreverem um texto com o tema “What has happened from the eighties to today? (O que tem acontecido desde os anos oitenta até hoje?)”. “É importante que nesse momento o professor instigue os alunos para que usem o tempo verbal present perfect quando desejarem se expressar sobre situações que se iniciaram no passado e perduram até o presente ou sobre situações que aconteceram em um passado indeterminado, como ‘Young people have played videogames for a long time’ [Os jovens têm jogado videogame por um longo tempo]”, exemplifica Juliana, que também aconselha que o professor solucione dúvidas e corrija erros conforme eles apareçam.

4º Momento

Por fim, para concluir o plano de aulas, os textos produzidos deverão ser publicados em um blog ou jornal da escola. “O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola, para que possam ampliar suas perspectivas acerca do tema com base no contraste de opiniões”, afirma a autora do projeto.

 

Matéria publicada na edição de junho de 2014.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!