“A riqueza de um país depende da educação de seu povo”. A frase, de autor desconhecido, define bem a importância que a educação pode ter para um país marcado por contradições e desigualdades feito o Brasil, sétima maior economia do mundo, mas com modesto 85º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgado em março. O País teve crescimento de 0,728, registrado em 2011, para 0,730 em 2012.

Leia mais...

A educação básica é obrigação do Estado e da família. Segundo a Constituição Federal, ambos são responsáveis por garantir que crianças e adolescentes entre quatro e 17 anos de idade cursem os ensinos fundamental e médio, sendo que ao governo cabe garantir o número suficiente de vagas. A responsabilidade, nesse caso, é dividida entre municípios, estados e União.

Leia mais...

Mais do que discutir os números do Ideb e tentar apontar as falhas, alguns estados brasileiros estão arregaçando as mangas e implantando ações que possam garantir um avanço em todas as etapas de ensino.

Leia mais...

A equidade na aprendizagem, um dos maiores problemas da educação brasileira, depende de políticas educacionais eficientes.

Leia mais...
+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!