O Ministério da Educação (MEC) oferece aos estados e municípios programas e recursos para promover a melhoria da qualidade da educação. A equipe da Profissão Mestre fez uma pesquisa junto ao MEC e selecionou alguns dos principais programas disponibilizados pelo ministério a fim de dotar de informações os novos prefeitos e secretários de Educação (que estão assumindo seus mandatos neste ano) para o desenvolvimento de seu trabalho nos próximos quatro anos. 

Leia mais...

Quando falamos de gestão no ambiente escolar, as aplicações financeiras e outros aspectos gerenciais devem estar totalmente sincronizados com o plano político pedagógico da escola. Ter as duas equipes – administrativa e pedagógica – alinhadas em relação aos objetivos estratégicos faz com que o planejamento financeiro esteja de acordo com os focos estabelecidos para o ano, sejam eles relacionados ao projeto pedagógico, à gestão de pessoas, às melhorias na infraestrutura ou outras prioridades definidas em conjunto. 

Leia mais...

Só temos duas formas de competir em um determinado mercado (diferenciar-se): ou por preço ou por valor. Na linguagem comum do dia a dia usam-se, de maneira intercambiável, os termos valor e preço. Pode-se entender que o preço de um bem depende das condições de mercado, enquanto o conceito de valor estaria associado às condições subjetivas de cada indivíduo, sendo função de suas preferências e necessidades.

Leia mais...

Há um ditado chinês que diz que “o mundo dos negócios é como um campo de batalha”. A Arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. Hoje, A Arte da Guerra parece destinada a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios, entre as quais podemos incluir as organizações escolares. Este artigo busca relacionar características da gestão escolar com os cinco aspectos que o tratado destaca como fundamentais para empreender qualquer ação: influência moral, clima, terreno, comando e doutrina.

Leia mais...

Há diferentes formas de se falar do líder contemporâneo. Num cenário cada vez mais complexo do ponto de vista da economia, da cultura, da ética, as atenções naturalmente se voltam para a identificação de lideranças capazes de nos conduzir diante de um cenário de incertezas. Isso vale – e como vale – para o universo da Educação.

Leia mais...
+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!