Plataforma irlandesa GoConqr ganha o mundo com soluções educacionais práticas e acessíveis a professores e alunos

Apesar de a internet e os programas digitais básicos auxiliarem em projetos escolares, o ideal é contar com programas e ferramentas com propósito especificamente educacional, que prometem maior eficiência no processo de ensino. Foi com isso em mente que o irlandês Dualta Moore, na época vendedor de softwares para escolas, criou o portal GoConqr (www.goconqr.com/pt-BR), plataforma com diversos recursos voltados exclusivamente para professores e alunos. “As escolas estavam usando programas de produtividade, como o Microsoft Office, que foi desenvolvido para o uso corporativo e depois vendido com uma etiqueta de estudante para o mercado educacional, como um ‘extra’. Outros tipos de programas populares eram os de design e de segurança, mas não havia nada que realmente ajudasse ou melhorasse o processo de aprendizado”, explica Norman McBrien, diretor de Marketing e de Operações do GoConqr, ao justificar a criação da plataforma. “Em um ambiente em que o entendimento e a criatividade deveriam ser encorajados, em vez da produtividade, as ferramentas certas não existiam”, complementa.

Segundo McBrien, um fator que ajudou a impulsionar a criação e, consequentemente, a popularização do GoConqr foi a computação em nuvem. “Isso significa que os programas podem ser facilmente acessados por meio da internet, sem ser necessário possuir um hardware caro. Como resultado, é mais fácil para o criador distribuir e atualizar o software”, afirma o representante da plataforma, que é totalmente baseada na internet. “O GoConqr foi desenvolvido com base na visão de se criar uma plataforma que seria facilmente acessada, gratuita, e que daria acesso a conteúdo didático para todos os estudantes”, diz McBrien.

Entre as funcionalidades da plataforma, estão a possibilidade de professores e alunos criarem mapas mentais para resumir conceitos e tornar mais fácil o entendimento desses tópicos; flashcards para auxiliar na memorização de determinados assuntos; notas para organizar conteúdos, nas quais é possível também incorporar os flashcards e(ou) mapas mentais; quizzes para testar os conhecimentos dos estudantes; e slides para apresentar os conteúdos didáticos. Essas ferramentas podem ser compartilhadas pelo professor no grupo de sua turma, o que facilita o compartilhamento de conteúdos diretamente com os alunos. “Acreditamos que há mais na educação do que ver vídeos no YouTube”, garante McBrien. Ele continua: “Quando estudantes aprendem fazendo, suas ‘antenas de aprendizado’ ficam mais atentas e eles recebem um acréscimo de energia. Isso melhora a habilidade do aprendiz de reter o que estudou e deposita informação na memória de longo prazo do cérebro”. Para o diretor, a vantagem do GoConqr está na aprendizagem ativa, que procura fazer com que os alunos, ao confeccionarem seus próprios recursos educacionais, compreendam mais o conteúdo ensinado pelo professor.

A ferramenta conta com mais de 1,4 milhão de usuários inscritos ao redor do mundo, que já criaram mais de 3 milhões de atividades e recursos por meio da plataforma, número que gera uma comparação curiosa por parte de McBrien: “Se todas as soluções on-line disponíveis no GoConqr atualmente fossem pinturas, precisaríamos de 685 museus Louvre para expô-las”. No Brasil, o site tem conquistado fãs. “É uma ferramenta preciosa para ajudar nos conhecimentos linguísticos e na organização de nossas informações”, afirma o professor Antonio Moura, cuja opinião também é compartilhada pela docente Andrea Higashi. “Já conhecia o conceito de mapa mental, mas dava muito trabalho fazer em folhas de papel, desenhar, colorir. Acabei desistindo, não era prático no dia a dia. Com o GoConqr, ficou super simples e rápido montar os esquemas de estudo e trabalho”, diz a educadora. Os alunos também aprovam a plataforma. A estudante Malu Miralha diz que “é diferente de qualquer outro site de vestibular. Nele, encontrei tudo o que precisava. Quando passei na universidade federal de meu estado, corri para procurar mais informações do meu curso no GoConqr e continuarei usando o site até porque acho de extrema importância o auxilio da tecnologia para os estudos”, afirma.

Novidades

O GoConqr tem novidades programadas para os próximos meses. Devem ser lançadas mais variações para a ferramenta de questionários, que dará mais opções para os professores testarem o conhecimento dos alunos. “Também estamos empolgados por adicionar mais funcionalidade aos aplicativos móveis”, diz McBrien. O diretor destaca que cerca de 20% dos acessos à plataforma ocorrem por meio de smartphones e tablets. “Estudantes têm passado mais e mais tempo em seus dispositivos móveis, conectados com seus amigos, por isso os aplicativos móveis que temos desenvolvido são desenhados para que os estudantes possam acessar facilmente as atividades no trajeto para a escola, antes da aula ou de uma prova”, justifica. Há ainda uma novidade, que vem sendo mantida em segredo, referente a uma nova ferramenta de aprendizado, e que será anunciada pela empresa nos próximos meses. 

Reportagem publicada na edição de outubro de 2015

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!