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O Brasil cumpriu duas das seis metas do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em 2000 por 164 países. De acordo com o último relatório de monitoramento divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apenas um terço dos países cumpriu as metas.

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Ao dar posse hoje (6) ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a Petrobras e os recursos do pré-sal que vão financiar a educação e disse que as medidas do ajuste fiscal não irão atingir os programas essenciais do setor.

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A Presidência da República anunciou na última sexta-feira de noite (27) que o filósofo e professor Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação. Ribeiro ocupará a vaga deixada por Cid Gomes na semana passada, depois de debate acalorado em sessão para o a qual foi convocado, na Câmara dos Deputados, em que o então ministro chamou os parlamentares de achacadores e oportunistas.

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O professor de Geografia da Universidade do Paraná (UFPR) Luiz Lopes Diniz Filho criticou nesta terça-feira (24), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o Programa Nacional do Livro Didático. Na avaliação dele, as publicações distribuídas pelo governo federal a alunos da educação básica mostram uma visão parcial da realidade.

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Estados e municípios devem criar e aprovar seus planos de educação até 24 de junho, como estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE). “O prazo está se esgotando, mas ainda dá tempo”, afirma o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), Binho Marques. “Aqueles que ainda não começaram o processo – que vai desde o diagnóstico até a aprovação de lei municipal ou estadual – devem fazê-lo o quanto antes”, alerta.

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Após polêmica deflagrada nesta quarta-feira (18) com o Congresso Nacional, o ministro da Educação, Cid Gomes, pediu demissão à presidenta Dilma Rousseff. Ainda não há mais detalhes sobre a substituição de Gomes na pasta. 

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Em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e o IBOPE Inteligência, a Fundação Lemann conduziu a pesquisa “Conselho de Classe – A visão de professores sobre a educação no Brasil”, que, durante o segundo semestre de 2014, ouviu 1 mil professores de ensino fundamental da rede pública em 50 municípios das cinco regiões brasileiras. De acordo com Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann, a motivação para realizar o estudo foi a de dar voz aos professores de todo o Brasil. “Queríamos trazer para o debate educacional a opinião de quem vive a educação diariamente. Para tanto, chegamos até os professores com o espírito aberto e não para confirmar teses”, explica Denis.

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Um relatório lançado nesta quarta-feira pelo UNICEF mostra que universalizar o ensino médio com qualidade permanece, ainda hoje, um dos principais desafios da educação no País. Ainda que nas duas últimas décadas os indicadores de acesso e de permanência tenham evoluído, o Brasil apenas conseguirá universalizar o ensino médio em 30 anos se as condições atuais na educação prevalecerem.

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Quem quiser dar sugestões sobre o modelo de aplicação online do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode participar da consulta pública aberta pelo Ministério da Educação, na internet. Até o dia 17 de março, é possível dar sugestões sobre a aplicação da prova, assim como sobre a ampliação do banco de itens e segurança do exame.

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Sistemas educacionais têm feito grandes avanços para diminuir as diferenças entre gêneros na performance estudantil, mas meninas e meninos permanecem amplamente divididos em escolhas de carreira, o que está acontecendo muito mais cedo do que costuma-se pensar, de acordo com um novo relatório da OCDE.

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