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Segundo um estudo realizado pelos pesquisadores Gabriel Correa e Isabel Opice e publicado no blog do portal QEdu, dentre os fatores que mais afetam a desigualdade na educação brasileira estão as diferenças geográficas, as características das escolas e os perfis dos diretores e professores. 

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Como são concebidos, estruturados, elaborados e implantados os documentos curriculares para os anos finais do Ensino Fundamental dos estados brasileiros e do Distrito Federal?  Essas são algumas das perguntas que a pesquisa Currículos para os anos finais do Ensino Fundamental: concepções, modos de implantação e usos busca responder. O estudo foi realizado pelo Cenpec e pela Fundação Victor Civita e seus resultados foram divulgados nesta semana. A iniciativa conta com a parceria do Itaú BBA, da Fundação Itaú Social e dos institutos Península e Unibanco.

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Um grupo de entidades e associações ligadas à Educação lançou hoje, em São Paulo, um documento que discute as possibilidades da Educação Básica brasileira nos próximos 17 anos. O “Cenários Transformadores para a Educação Básica” é dividido em quatro cenários considerados possíveis para os próximos anos, que podem ser conferidos no site da iniciativa, acompanhados de vídeos e outros materiais sobre o projeto.

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Acaba de ser divulgado um estudo inédito feito pela Comunidade Internacional de Cooperação na Educação – Mind Group, que revela os principais desafios das escolas privadas, na visão dos próprios gestores educacionais. A pesquisa foi estruturada em duas frentes: uma que foca em questões administrativas e financeiras, realizada com proprietários, mantenedores e diretores-gerais, e outra pedagógica, com diretores e coordenadores pedagógicos.

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Seminário internacional promovido pelas comissões de Educação e de Cultura reuniu especialistas na defesa de um assunto ainda incipiente no Brasil: o uso de conteúdo educacional compartilhado por meio de licenciamento aberto para estudantes de todos os níveis educacionais, os chamados Recursos Educacionais Abertos (REA).

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A aprendizagem por meio de dispositivos móveis no sistema de ensino público brasileiro é ainda incipiente, e precisará de mais planejamento e monitoramento para superar o atual foco em acesso a máquinas e aprofundar seu impacto real nos alunos. Essa é a principal conclusão de um estudo da Universidade de Columbia (EUA), com apoio da Qualcomm, empresa de tecnologias sem fio.

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Representantes de órgãos de educação assinalaram neste último dia 13 que serão necessárias novas formas de financiamento para a área conseguir atingir a meta de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), como estabelecido no Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/14). O plano tramitou durante quatro anos no Congresso Nacional e prevê que o Brasil vai investir esse percentual até 2024.

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O que é preciso para oferecer uma educação de qualidade? Uma comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE) está trabalhando para responder a essa pergunta. O CNE pretende definir uma lista com medidas essenciais e estabelecer um custo médio para oferecer esses insumos. O prazo para que o chamado Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) seja implantado é junho de 2016.

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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado por escola do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. Para acessar o resultado, basta baixar a planilha disponível no portal do Inep

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Segundo levantamento do Todos Pela Educação, pelo menos 19 das 27 capitais brasileiras adotam a data de 31 de março como corte etário para a matrícula de crianças no 1° ano do Ensino Fundamental, aos seis anos de idade, ou na Pré-escola, aos quatro. Uma pesquisa realizada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) em 2014 atesta panorama semelhante. Dos 1230 municípios que participaram do levantamento, 718 observavam a data estabelecida pelo CNE.

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