A série Saúde do Professor abordou ao longo deste ano os principais problemas associados à carreira docente. Na maioria dos casos, o estresse aparece como fator desencadeante ou agravante da enfermidade. O estresse é o principal vilão dos tempos modernos, e um inimigo já bem conhecido dos professores, frequentemente sobrecarregados pelo trabalho e pelas responsabilidades do ato de educar. Não é fácil transformar a dura realidade das escolas brasileiras, porém existem meios de levar o dia a dia da profissão com mais tranquilidade e serenidade.

As técnicas de relaxamento e meditação são um caminho para vivenciar o cotidiano com mais calma e menos estresse. Apesar de terem surgido no Oriente há milênios como práticas para o caminho espiritual, essas modalidades adquiriram uma conotação mais ampla, sendo cada vez mais usadas na busca de uma vida equilibrada. Alguns benefícios à saúde, sobretudo ligados à prática da meditação, também já estão sendo revelados por pesquisas científicas. Um estudo realizado durante 18 anos com 202 idosos hipertensos que praticavam a meditação transcendental diariamente, publicado no American Journal of Cardiology, mostrou uma redução significativa nos óbitos por uma série de enfermidades, em comparação aos pacientes tratados somente com medicamentos. As mortes por câncer diminuíram 49%, as ocasionadas por problemas cardiovasculares 30%, e as decorrentes de doenças em geral, 23%.

Segundo o professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Rojo Rodrigues, formado em Educação Física, ph.D. em Ciência do Yoga e coordenador do curso de pós-graduação em Yoga na UniFMU, as práticas de relaxamento e meditação exercem uma influência sobre o sistema nervoso parassimpático, produzindo um maior estado de calma. “Perceberemos mudanças no padrão respiratório, que se tornará lento, com movimentos abdominais e predominância expiratória. Perceberemos diminuição da frequência cardíaca e do tônus muscular. Estaremos relaxados, mas não sonolentos”, explica o professor, falando sobre os efeitos fisiológicos que ocorrem durante essas atividades.

No mundo de hoje, marcado pelo excesso de movimento e agitação, o sistema nervoso é constantemente bombardeado, o que leva ao surgimento de doenças. Isso é o que acredita Márcia De Luca, especialista em Yoga, Meditação e Ayurveda, e autora de diversos livros nesse segmento. Márcia afirma que a meditação e o relaxamento contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e para o equilíbrio hormonal, além de auxiliar os praticantes a terem mais foco e concentração. “É o antídoto perfeito para o estresse do dia a dia”, ressalta, enfatizando a importância de aquietar a mente.

A professora e psicopedagoga Márcia Fabiana Bianchi Marques, vice-diretora da Escola Estadual João Corrêa, em Canela (RS), e unidocente de uma turma de quinto ano do ensino fundamental na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, em Gramado (RS), conhece bem os benefícios de acalmar a mente e o corpo. Desde 2008, quando fez um curso de Meditação para Professores promovido pela ONG Mente Viva, que também desenvolve projetos nessa área com estudantes, Márcia incorporou a prática ao seu cotidiano, fazendo quase diariamente o exercício com os alunos por cinco minutos e também praticando individualmente de quinze a vinte minutos, três a quatro vezes por semana. “Vivenciando a técnica da meditação percebo que consigo ter um maior equilíbrio e calma interior para tomar decisões. A meditação aumenta a criatividade e a memória, diminui o nível de estresse e ansiedade, melhora a qualidade do sono”, relata a professora. A docente também percebeu um aumento em sua sensibilidade. Márcia acredita que, por natureza, os professores já possuem um instinto aguçado, que os permite notar quando um aluno está passando por problemas sociais ou emocionais, porém a meditação potencializa essa capacidade. “A prática de técnicas relaxantes parece apurar ainda mais esse instinto, tornando-nos mais sensíveis, compreensivos e tolerantes.”

Aqui e agora

Para quem já está impaciente só de ler essa reportagem, é importante reforçar que com um pouco de esforço qualquer pessoa pode aprender a meditar e relaxar. O ideal é praticar todos os dias, mesmo que sejam apenas cinco minutos (veja no quadro como fazer). Inicialmente, o mais indicado é procurar um lugar tranquilo e silencioso; entretanto, com a experiência, torna-se possível transferir esse estado de serenidade para outros locais e momentos do dia. Meditar facilita o processo de viver o aqui e agora. “A meditação pode ser entendida como estar onde você está, ou seja, manter a mente no que está fazendo. Fazer com atenção plena. Se estiver dando aula, pense na aula, nos alunos e qual a melhor forma de ajudá-los”, salienta Marcos Rojo, que também foi professor da rede estadual por 25 anos.

Os exercícios de relaxamento e meditação favorecem o autocontrole, habilidade indispensável aos educadores que precisam lidar com inúmeras situações de conflito no cotidiano escolar. Rojo lembra que ter autocontrole não significa negar as emoções, mas aprender a trabalhar os sentimentos de forma positiva e a mudar a maneira de encarar os problemas. Para a professora Márcia Marques, esse controle é o único caminho para conseguir enfrentar dificuldades como falta de limites e interesse dos alunos, casos de bullying, drogas, desrespeito e outras adversidades frequentes na escola e na sala de aula. “O professor, quando medita, aprende a lidar melhor com as próprias reações e os pensamentos. Ao meditar, cultivamos estados da mente que nos dão paz e bem-estar”, resume a educadora.

Nos momentos de tensão 

  • Pare e preste atenção em sua respiração, buscando principalmente expirar de maneira mais lenta, a fim de diminuir a ansiedade e agitação.
  • Volte o foco dos seus pensamentos para o momento presente.

Começando a meditar

  • Sente-se com as costas eretas, de modo estável e confortável, pode ser em uma cadeira ou almofada no chão;
  • Respire de forma lenta e profunda, expandindo tórax e abdome durante a inspiração e recolhendo durante a expiração;
  • Tente soltar o ar no dobro do tempo em que ele leva para entrar, porém sem sentir falta de ar;
  • Faça esse exercício diariamente por cinco minutos e permaneça sentado por mais cinco minutos observando a respiração acontecer naturalmente, sem interferir.

Dicas valiosas

  • Busque um lugar tranquilo;
  • Se preferir, coloque uma música suave ao fundo;
  • Aromatize o ambiente com óleo essencial de lavanda, que ajuda a relaxar;
  • Não rejeite nenhum pensamento que vier à sua mente, busque apenas observá-los e não alimentá-los;
  • Aumente o tempo de meditação progressivamente conforme sua prática, tentando alcançar uma média de 20 minutos diários.

 

Fontes: Marcos Rojo Rodrigues e Márcia De Luca

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