A inclusão – tema da reportagem de capa da Profissão Mestre de fevereiro de 2016 – deve ser abordada no projeto político-pedagógico (PPP) da escola. Confira a seguir as orientações dos especialistas ouvidos na reportagem.

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Confira a seguir dois relatos de experiência de professoras que trabalharam os temas folclore e cultura popular em suas aulas.

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Confira a seguir o passo a passo para a construção do Tangram com uma folha de papel sulfite e as soluções para as questões propostas no plano de aula Aprendendo frações de forma lúdica.

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Confira a seguir os textos de apoio para o plano de aula publicado na edição de maio de 2015 da Profissão Mestre.

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Um programa de prevenção contra a violência, com objetivo de garantir a segurança de professores e alunos, pode se tornar obrigatório nas escolas do país, segundo informações da Agência Senado. Projeto de Lei do Senado – PLS 251/2014, em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), estabelece a criação do Programa de Prevenção da Violência na Rede Educacional Brasileira. O texto aguarda a designação de relator. O programa prevê ações como jogos pedagógicos, palestras interativas, distribuição de cartilhas de prevenção contra a violência, dinâmicas de grupo e incentivo à leitura, com distribuição de livros. Acompanhamento psicológico, exibição de filmes e reuniões periódicas com pais e professores também estão entre as ações previstas no programa.

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Confira os materiais para o plano de aula de Língua Portuguesa publicado na edição de Setembro de 2014.

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Teste seus conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) com esse questionário criado com base no documento pela equipe da Profissão Mestre. Leia mais...

O que prejudica o incentivo à leitura na escola é o fato de o prazer de ler não estar presente nessa esfera. No ensaio “Alguns equívocos sobre leitura”, publicado no livro Silenciosa algazarra: reflexões sobre livros e práticas de leitura (Companhia das Letras), Ana Maria Machado ressalta que o prazer de ler anda em outra esfera, diversa da satisfação de responder corretamente às perguntas do professor ou da ficha de leitura. “O texto literário, como lembra Freud, faz da arte poética um jogo de sedução e tenta atrair o leitor que, então, tem o prazer de se sentir desejado e querer corresponder a esse desejo, também desejando o texto”, ressalta. E resume: “isso se desenvolve com a prática, não se ensina com fórmulas ou receitas”.

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fabiotorres41's Fotos Arte-Educacao Julho 2013 album on Photobucket

Estas fotos são relacionadas à matéria "A realidade sem filtros", publicada na edição de julho de 2013 e pertencente à série Arte-Educação. Para avançar as fotos, é só passar o mouse em cima das imagens e clicar nas setas. O botão Play/Pause faz as imagens passarem como um slideshow. Ao final, aparecem as opções "See full album", para ver as fotos no serviço de hospedagem das imagens, "Share", para compartilhar o álbum e "Play Again", para rever o slideshow.

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