“Os professores podem ser substituídos por uma máquina”. “As escolas como as conhecemos estão obsoletas”. As duas frases, a primeira proferida na Campus Party, em São Paulo, em 2012, e a segunda na TED, na Califórnia, em 2013, são de autoria de Sugata Mitra, professor da Newcastle University, na Inglaterra, e um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia educacional. Os pensamentos do professor Mitra são a síntese das transformações que estão desafiando os modelos pedagógicos desenhados há centenas de anos para formar aprendizes que até recentemente eram estimulados a, exclusivamente, repetir e decorar informações, e não a aprender com base em suas próprias descobertas.

Leia mais...
20/04/2015

Lançado no Brasil na década de 1970, o jogo de tabuleiro War se tornou rapidamente uma febre e conquistou uma grande legião de fãs que formavam seus exércitos para conquistar o mundo. De forma divertida e empolgante, os “generais” definiam estratégias para avançar sobre novos territórios e, enquanto jogavam, aprendiam e melhoravam seus conhecimentos, especialmente sobre geografia e história.

Leia mais...

“A educação tradicional pode ser extremamente solitária. O currículo é geralmente abstrato e irrelevante para a vida real. Os professores e alunos não estão habituados a se conectar com recursos e especialistas fora da sala de aula, e muitas escolas funcionam desconectadas de suas comunidades. Aprendizagem baseada em projetos, grupos de estudantes que trabalham cooperativamente, crianças em contato com especialistas apaixonados e métodos mais amplos de avaliação podem melhorar drasticamente a aprendizagem. As novas multimídias digitais e as telecomunicações podem apoiar essas práticas e envolver os alunos. E educadores bem preparados são essenciais”.

Leia mais...
+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!