Foto: Divulgação - Alunos da Escola Municipal Durival de Britto e Silva em aula de robótica.

Grupo Conectados, da Durival de Britto, busca apoio da comunidade para representar o Brasil na competição

Um grupo de alunos da Escola Municipal Durival de Britto e Silva, de Curitiba, irá aos Estados Unidos para participar do First Lego League (FLL), uma disputa entre 100 equipes, nos dias 29 e 30 de abril. Os “Conectados” venceu uma série de torneios de robótica e, agora, representará o Brasil na etapa mundial. Os jovens montaram um robô que cumpre tarefas como carregar lixo para pontos marcados, como aterros, e desenvolveram sistema de coleta e reciclagem de chiclete. As duas linhas seguem o tema da competição neste ano: os caminhos do lixo. O chiclete coletado na escola é aproveitado na produção de peças para montar, chaveiros e ímãs de geladeira. O projeto tem apoio da concessionária de ferrovias Rumo ALL e o material passará agora a ser aproveitando na produção de miniaturas de trens.

 

O “passaporte” para o mundial foram as vitórias alcançadas no torneio que ocorreu em Brasília em 19 e 20 de março. Os Conectados voltaram para Curitiba com o prêmio Gracious Profissionalism, por terem incorporado o espírito amigável do campeonato e alcançaram a melhor soma de pontos nos trabalhos de robótica e reciclagem. Além disso, a diretora da escola, Anaí Rodrigues, foi eleita a melhor entre os técnicos. “Colocamos em prática nossos conhecimentos em robótica, meio ambiente e desenvolvimento de projetos de educação. Essa experiência me surpreende e o desempenho dos alunos é gratificante”, comenta a diretora.

 

Apoio

O grupo pede ajuda da comunidade para a viagem. Além do apoio da Rumo ALL e da Prefeitura de Curitiba, entre outros, ainda há despesas a serem custeadas, como material para a competição e gastos extras. Anaí explica que o valor da diária oferecido pela organização não é suficiente para cobrir a realização de material de divulgação do projeto para o evento e passeios para a turma, que visitará pela primeira vez a cidade de Saint Louis, no Missouri. Ela conta que há uma campanha em andamento na escola e as pessoas que quiserem contribuir podem entrar em contato com a escola pelo telefone (41) 3366 2989, até o dia 22 de abril.

Os Conectados foram escolhidos entre as 77 melhores equipes de robótica do Brasil, num torneio que mobilizou 700 estudantes de escolas públicas e particulares em Brasília. Agora, irão competir com cerca de 1,2 mil estudantes de várias partes do mundo, como Estados Unidos, Austrália, Espanha e Filipinas. Além do trabalho prático, os grupos tiveram de apresentar pesquisas teóricas. Também valeu pontos o design dos robôs e valores como trabalho em equipe, respeito e integração.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!