Novo percurso “SOS Água” tem atividades que falam sobre a importância da adoção do consumo consciente de água de forma permanente

Na semana do Dia Mundial da Água, o Instituto Akatu, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), lançou o novo percurso “SOS Água” do Edukatu, plataforma gratuita e aberta de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade para escolas de ensino fundamental de todo Brasil. 

O percurso “SOS Água” promove a conscientização de toda comunidade escolar sobre a importância da água e como evitar o seu desperdício nas escolas e também em casa. A parceria com a Sabesp visa mostrar às crianças que, até chegar às torneiras, a água precisa passar por um longo processo – captação nos mananciais, tratamento e distribuição. Procedimento esse que demanda tempo e investimento e, portanto, se faz necessário pensar e agir de uma outra maneira, consumindo a água de forma consciente.

Também são tratados assuntos como segurança hídrica e responsabilidade compartilhada de todos os atores sociais para melhoria dos recursos hídricos, com dicas práticas de consumo consciente. Fora da sala de aula, estudantes são convidados a explorar e mapear locais em que ocorrem perdas de água, para então buscar soluções para cada um deles.

Por meio dos percursos do Edukatu, professores de todo Brasil têm acesso a informações, dicas e materiais de apoio para promover atividades na escola, dentro ou fora da sala de aula. A ideia é que estudantes se envolvam com temas relacionados à Sustentabilidade nas práticas do dia a dia (como na alimentação saudável e na destinação adequada dos resíduos) e sigam o caminho de protagonistas nas mudanças que querem ver no mundo.

“O percurso ‘SOS Água’ é apresentado de forma gamificada, que é uma das formas mais atuais e lúdicas para se estimular a educação e consciência de um público mais jovem. Esse é um projeto que nos dá muito orgulho porque contribui no trabalho de educadores na sensibilização do estudante para refletir em torno de um tema tão importante quanto a água, trazendo dicas e conceitos que mostram o quanto pequenas mudanças de hábitos podem ter grandes impactos se somados com as das outras pessoas. Queremos também mostrar que a água deve ser consumida conscientemente não apenas em épocas de escassez, mas de forma permanente”, explica Silvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu.

Além da disponibilização do novo percurso e da videoconferência, o Edukatu realizará também visitas de mobilização em escolas da capital paulista para dialogar sobre o tema e incentivar a participação de professores e seus estudantes no “SOS Água”.

Em dois anos de existência, o Edukatu já alcançou 63.802 pessoas, sendo 20.944 professores e alunos participantes da rede, em 2.097 escolas. Além disso, as atividades contaram com a união da comunidade escolar, com 1.050 projetos implementados com a participação comunitária e 42.858 pessoas sensibilizadas para a sustentabilidade e o consumo consciente.

Sobre o Edukatu

O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP, Fundação Cargill, Costa Brava, KPMG e Grupo Mais Unidos, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

Imagem: Designed by Freepik

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!