Competição com alunos de escolas públicas e privadas terá final nacional presencial em São Paulo e, internacional, na Grécia

Conciliar os estudos com diversão é um desafio para os educadores. Imagine, então, exercitar a competitividade, o trabalho em equipe e o controle emocional de forma descontraída enquanto é desenvolvido o raciocínio lógico. É com essa premissa que a Mind Lab, pelo 8º ano consecutivo, reunirá estudantes das Redes Pública e Privada de ensino para participarem das Olimpíadas de Jogos de Raciocínio, torneio composto por quatro fases, online e presencial, realizado inteiramente com jogos educativos.

Os alunos começam logo nas duas primeiras fases do torneio jogando entre si de maneira 100% digital e interatival. No "Esquenta" os estudantes têm acesso ao portal de jogos de raciocínio para praticarem 24 horas por dia com alunos de todo o Brasil e do mundo, iniciando a jornada com muito raciocínio lógico e diversão. Na 2ª fase, a Classificatória, é para valer! Com a participação de mais de 280 equipes de todo o Brasil, essa etapa selecionará as 23 melhores para a Fase Nacional, presencial, em São Paulo.

Ao final da participação na capital paulista, a última fase do torneio acontecerá em Halkidhiki, na Grécia, onde apenas duas equipes, uma da área privada e outra da pública, representarão o Brasil. A disputa será com estudantes de outros países, como Itália, Turquia, Romênia, Austrália, entre outros. Assim, quem chegar à Final Internacional irá acumular uma experiência para toda a vida, conhecendo novos lugares, novas culturas, novas pessoas e, o mais importante: aprendendo a respeitar as diferenças e comprovando que com esforço e dedicação é possível conquistar grandes feitos.

Muito além da vitória, do prêmio, do reconhecimento e até mesmo do estímulo ao estudo, a Olimpíada de Jogos de Raciocínio prepara os jovens para os desafios externos ao universo escolar por meio de exercício que desenvolvem habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas. Para Sandra Garcia, Diretora Pedagógica da Mind Lab, o torneio prova que é válido envolver a diversão durante o ensino. "A preparação com os jogos, as viagens e a premiação fazem com que os jovens associem o esforço com momentos prazerosos" diz. "E, enquanto eles jogam, desenvolvem também as habilidades socioemocionais, competências que levarão para o resto da vida", completa.

Já Emílio Munaro, Diretor Executivo da Mind Lab Brasil, acredita que além de uma ótima forma de aprendizado, o evento é uma grande experiência. "Participar de disputas nacionais e internacionais é algo muito relevante para participantes tão jovens", comenta. "Para nós, idealizadores da Olimpíada, é muito gratificante ver estudantes do Brasil inteiro, de escolas públicas e privadas, tendo essa oportunidade", finaliza.

Programação:

2ª Fase Classificatória – 28 de março a 8 de abril

3ª Fase Nacional – 14 de maio

4ª Fase Internacional – 12 a 15 de junho

Sobre a Olimpíada Internacional de Raciocínio  Torneio de jogos de raciocínio que reúne diversos países que aplicam a Metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora em um evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por 4 alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, que competem em modalidades/jogos diferentes: jogo Damas Olímpicas, jogo Octi, jogo Bloqueio e o jogo Abalone.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!