Blogs

O prazo para inscrições na Universidade do Professor foi prorrogado até o dia 20 de maio. A nova iniciativa do Ministério da Educação (MEC) é voltada para a formação de professores efetivos da rede pública que não atuam em sua área de formação. São 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação a distância, por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil, e 24 mil vagas presenciais remanescentes. Os professores interessados em complementar sua formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire: freire.capes.gov.br. No momento da inscrição, o professor poderá escolher entre a modalidade a distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de Educação terão um período para validar as inscrições dos docentes. Os cursos a distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.

Leia mais...

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que divulga boas práticas de professores de Licenciatura aplicadas em sala de aula, recebe inscrições

Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para a sexta edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, voltado para a valorização do trabalho dos professores de cursos de Licenciatura. A iniciativa da Fundação Carlos Chagas (FCC) premiará com R$ 20 mil, publicação na coleção Textos da FCC e troféu, os dois projetos mais criativos e inovadores, voltados para a formação de docentes que atuarão na educação básica. Além disso, poderá conceder menções honrosas aos trabalhos inovadores que não forem premiados, mas que também se destacarem. “Em cinco anos consecutivos de realização do prêmio, a FCC avaliou cerca de 300 projetos e contemplou 14 docentes, que nos surpreenderam pela criatividade e experiências diversificadas. Precisamos valorizar e reconhecer o professor para elevar a qualidade do ensino no país. Além disso, queremos estimular a inserção de novos profissionais, pois a cada ano pesquisas mostram uma queda significativa do interesse dos jovens pela docência”, declara Bernardete Gatti, vice-presidente da FCC e idealizadora do prêmio.

Leia mais...

Foto: Divulgação - Alunos da Escola Municipal Durival de Britto e Silva em aula de robótica.

Grupo Conectados, da Durival de Britto, busca apoio da comunidade para representar o Brasil na competição

Um grupo de alunos da Escola Municipal Durival de Britto e Silva, de Curitiba, irá aos Estados Unidos para participar do First Lego League (FLL), uma disputa entre 100 equipes, nos dias 29 e 30 de abril. Os “Conectados” venceu uma série de torneios de robótica e, agora, representará o Brasil na etapa mundial. Os jovens montaram um robô que cumpre tarefas como carregar lixo para pontos marcados, como aterros, e desenvolveram sistema de coleta e reciclagem de chiclete. As duas linhas seguem o tema da competição neste ano: os caminhos do lixo. O chiclete coletado na escola é aproveitado na produção de peças para montar, chaveiros e ímãs de geladeira. O projeto tem apoio da concessionária de ferrovias Rumo ALL e o material passará agora a ser aproveitando na produção de miniaturas de trens.

Leia mais...

Está aberto até 5 de maio o prazo de inscrições na Rede Universidade do Professor, programa do Ministério da Educação (MEC) que vai sistematizar a oferta de formação inicial e continuada dos professores da rede pública da educação básica. Com a rede, o MEC oferece vagas de formação inicial a professores efetivos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio que ainda não têm formação nas disciplinas que lecionam. As vagas são gratuitas, e os cursos serão ministrados por instituições públicas ou comunitárias de educação superior.

Leia mais...

 

O projeto, que já conta com uma versão em português e outra em espanhol, estimulará que mais países ingressem na iniciativa e que escolas brasileiras interajam com instituições do idioma hispânico. Inscrições vão até o dia 18 de abril

Leia mais...

 

Novo percurso “SOS Água” tem atividades que falam sobre a importância da adoção do consumo consciente de água de forma permanente

Leia mais...

 

Competição com alunos de escolas públicas e privadas terá final nacional presencial em São Paulo e, internacional, na Grécia

Leia mais...


Quando o assunto é Bartolomeu Campos de Queirós a opinião é unânime: ler sua obra é envolver-se de imediato com a magia das palavras, é seduzir-se com a beleza e a musicalidade da prosa. Sua expressão promove abertura para regiões profundas da comunicação poética e consegue ser ao mesmo tempo, simples e densa. Quem ainda não conhece este importante escritor mineiro que conquistou o Brasil e o mundo com mais de 40 livros publicados deveria aproveitar a oportunidade. Em Curitiba, seus leitores e admiradores terão a chance de ver, pela primeira vez, a obra de Bartolomeu no palco. TEMPO DE VOO, da Cia ilimitada, estreia dia 07 de abril, quinta-feira, às 20h, no Teatro José Maria Santos. A temporada se estende até o dia 24, sempre de quinta a sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. Às quintas-feiras, a entrada é gratuita para professores. 

Leia mais...


Vivenciar um intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa - Portugal, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. Esta será a oportunidade dada a cem dos mais de dez mil alunos participantes do 'Era uma Vez... Brasil', projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo e do nono ano da rede pública municipal de ensino que será realizado nas cidades de São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Jardim (PE). Em São Paulo, o foco de trabalho será com estudantes e professores de História do nono ano.

Leia mais...
+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!