Artigos



Lembro com saudades das feiras de ciências de que participei em minha vida escolar. Sempre muito curiosa, adorava aquele momento único do ano em que finalmente podia sair de minha zona de conforto para me debruçar sobre um projeto em equipe, que seria depois apresentado a colegas, pais e mestres. Havia mais sentido em construir algo concreto que simplesmente resolver exercícios em apostilas ou passar horas lendo teorias que jamais teriam uma aplicação prática. A pedagogia do fazer (maker pedagogy, em inglês) não é exatamente uma novidade. No início dos anos 1970, o educador Jean Piaget já observava: “Os estudantes com dificuldade em matemática têm uma atitude completamente diferente quando o problema vem de uma situação concreta e está relacionado a outros interesses”.

Leia mais...

Entre as muitas transformações que as tecnologias digitais estão apenas começando a promover na educação, uma delas será determinante para emergir uma nova escola: a mobilidade. Enquanto assistimos estupefatos ao surgimento de novos produtos, serviços e invenções que já conectam até mesmo nossas roupas, nossos relógios, nossos carros e qualquer coisa com a internet, as escolas insistem em concretar seus modelos pedagógicos em uma arquitetura secular de tijolos e cimentos que segrega os alunos da vida real por trás dos muros das salas de aula.

Leia mais...

“Acredito que você tem que estar disposto a ser mal-entendido se vai inovar. Se irá fazer algo que nunca foi feito antes, as pessoas entenderão mal só porque é novo”. A frase de Jeff Bezos, presidente e fundador da Amazon, uma das mais inovadoras empresas de todos os tempos, retrata o risco que qualquer mudança pode trazer aos que se dispõem a pensar “fora da caixa” e deixar sua marca na história com qualquer invenção que venha a ser um divisor de águas.

Leia mais...

“Os professores podem ser substituídos por uma máquina”. “As escolas como as conhecemos estão obsoletas”. As duas frases, a primeira proferida na Campus Party, em São Paulo, em 2012, e a segunda na TED, na Califórnia, em 2013, são de autoria de Sugata Mitra, professor da Newcastle University, na Inglaterra, e um dos maiores especialistas do mundo em tecnologia educacional. Os pensamentos do professor Mitra são a síntese das transformações que estão desafiando os modelos pedagógicos desenhados há centenas de anos para formar aprendizes que até recentemente eram estimulados a, exclusivamente, repetir e decorar informações, e não a aprender com base em suas próprias descobertas.

Leia mais...

Lançado no Brasil na década de 1970, o jogo de tabuleiro War se tornou rapidamente uma febre e conquistou uma grande legião de fãs que formavam seus exércitos para conquistar o mundo. De forma divertida e empolgante, os “generais” definiam estratégias para avançar sobre novos territórios e, enquanto jogavam, aprendiam e melhoravam seus conhecimentos, especialmente sobre geografia e história.

Leia mais...

“A educação tradicional pode ser extremamente solitária. O currículo é geralmente abstrato e irrelevante para a vida real. Os professores e alunos não estão habituados a se conectar com recursos e especialistas fora da sala de aula, e muitas escolas funcionam desconectadas de suas comunidades. Aprendizagem baseada em projetos, grupos de estudantes que trabalham cooperativamente, crianças em contato com especialistas apaixonados e métodos mais amplos de avaliação podem melhorar drasticamente a aprendizagem. As novas multimídias digitais e as telecomunicações podem apoiar essas práticas e envolver os alunos. E educadores bem preparados são essenciais”.

Leia mais...

 

Mais de 2 milhões de professores atuavam na educação básica no Brasil em 2014, porém, uma parcela significativa deles não permanecerá na sala de aula ao longo de sua vida profissional. Basta acompanhar a quantidade de concursos e contratações de grande contingente de professores temporários realizados anualmente pelas secretarias de Educação para preencher vagas. Em que pesem outros fatores, o acúmulo da experiência em sala de aula é um bom indicador para avaliar se as redes de ensino estão ou não garantindo o direito à educação às crianças e jovens.

Leia mais...
+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!