Lembre-se de falar o que você quer:seu cérebro irá realizar o que você fala. Por exemplo: quando pronuncio “carro”, a mente constrói esse objeto automaticamente, sem que haja um pedido formal, é natural e imediato. Quando você fala que não deseja ter dor de cabeça, seu cérebro irá dirigir toda a atenção para a “dor”, ao passo que se você diz que deseja ter uma sensação de leveza na cabeça, sua mente já está direcionada para seu objetivo.

Construa imagens que te aproximem de seus objetivos:sim, sua mente tem a agilidade e criatividade que você quiser. Basta construir imagens que te motivem. Como seria levantar e já imaginar como quer seu dia? Construa seu dia antes de sair de casa, por meio de imagens que representem seu estado interno ideal. Quando se treina a mente para isso, essa habilidade fica cada vez mais no automático, tornando sua vida uma experiência melhor.

Imagine o passado distante e fique com o aprendizado:saber construir uma nova realidade requer desprendimento em relação ao que passou e, principalmente, às experiências que geraram desgastes. Então resgate de seu passado somente o que poderá ser apreciado de forma benéfica, para que o aprendizado útil fique com você no presente. Isso liberta e traz novos comportamentos.

Projete o futuro com entusiasmo: faça um projeto de futuro, pode ser para 2, 6 ou 20 anos. Independentemente do tempo, utilize a neurologia para ter novas programações, com motivação e entusiasmo para lidar com todas as situações. Anote seus objetivos, imagine seu futuro à sua frente, torne-o o mais sólido possível. Esse é um grande segredo das boas programações.

Ao fim do dia, reveja tudo o que foi feito e já se programe para fazer diferente no dia ou minuto seguinte: uma competência fascinante do cérebro é a capacidade de regeneração e, após a aquisição dessa habilidade, é possível vivenciar algo que se deseja mudar já se imaginando fazendo diferente.

Fonte: Márcia Dolores Rezende é psicóloga, coach e especialista em comportamento.

 

Artigo publicado na edição de março de 2015.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!