Esta época traz reflexões sobre o ano que passou e a renovação das metas a serem conquistadas no ano novo. Mas, como fazer para tornar 2015 um período de realizações e êxito na vida profissional? Mariana Stachiu, coach e consultora organizacional da Potencial Desenvolvimento Humano, lembra que o primeiro passo é a pessoa fazer uma avaliação de sua situação atual e verificar onde ela gostaria de estar no futuro. “Ela deverá fazer questionamentos como: O que eu gostaria para minha carreira se soubesse que posso conquistar tudo exatamente da maneira que desejo? O que eu faria se soubesse que não poderia fracassar?”, contextualiza. “Nesse momento, é importante que se suspenda a necessidade de saber com precisão o ‘como’. Basta descobrir qual é o seu verdadeiro sonho, sua verdadeira paixão. Devemos fazer isso sem questionar nossas capacidades. A partir do momento que a pessoa identifica seus sonhos e desejos, deve construir metas de curto, médio e longo prazo”, explica a coach.

Para atingir suas metas

Depois de identificar as metas, a pessoa consegue construir planos de ação consistentes, que a levarão aos seus objetivos. “Esse desejo tem que causar um verdadeiro impacto na vida da pessoa. Além disso, é necessário muito foco, disciplina, paixão, ação e vontade”, ensina Mariana.

Para manter o emprego

Para quem busca manter o emprego e se posicionar para obter melhores resultados a dica é atualizar-se frequentemente. “Fazer cursos técnicos e, principalmente, comportamentais, conhecer pessoas e relacionar-se bem com elas, ter atitudes adequadas no ambiente de trabalho como ética, inteligência emocional, responsabilidade, ter postura profissional, comprometimento, saber trabalhar em equipe, ter tolerância e paciência e fazer mais do que o combinado”, acrescenta.

Para mudar de emprego

Já para aqueles que pensam em mudar de emprego ou área de atuação é bom começar conhecendo o novo mercado que irá atuar. “É preciso verificar em seu histórico profissional o que poderá ser útil dentro desta nova escolha e o que você pode fazer para enriquecer seu currículo, além de conversar com pessoas da área, construir planos estratégicos para atingir seu objetivo e agir”, sugere Mariana.

 

Artigo publicado na edição de dezembro de 2014.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!