É cada vez mais comum ouvirmos que o mercado de trabalho está repleto de vagas, mas que o grande problema é conseguir preenchê-las com pessoas capacitadas. Muitas vezes, as empresas entram em um estado de conformismo e optam por contratar pessoas com baixo nível de qualificação, apenas com a intenção de “tapar buracos”. Geralmente, são profissionais que dizem saber muito, mas, na verdade, não são capazes de redigir um e-mail corretamente, copiam com frequência, seguem as ideias de outras pessoas e não geram resultados.

Para mudar esse cenário, é necessário entender que o lazer é importante e precisa estar presente em nossas vidas, porém não podemos deixar de investir em nosso futuro, em nosso desenvolvimento e em nossa carreira. Faça uma conta simples de quantos livros você lê por mês, de quantos cursos faz por ano, de quantas palestras você assiste e de quantas revistas e blogs você costuma realmente ler. Se o valor final for menor que três, comece a se preocupar.

O que precisamos de verdade é tempo para ler e investir em nós mesmos. Sem procurar desculpas, realize as seguintes tarefas:

- Compre um livro hoje e coloque como meta lê-lo nos próximos 60 dias. Esse livro deverá ficar no banheiro, no carro, ao lado da cama, no escritório ou na bolsa. Aproveite cada minuto livre para lê-lo.

- Assista a cursos ou palestras on-line. Além de práticos e flexíveis, muitos têm a opção de fazer download do áudio, o que possibilita que seja gravado para ouvir no carro, no celular ou em qualquer outro lugar.

- Escolha um curso para fazer nos próximos seis meses. Seja on-line ou presencial, procure algo que possa te ajudar a pensar “fora da caixa” ou que ajudará a melhorar sua carreira atual.

- Escolha um blog e selecione apenas três artigos para ler nos próximos dez dias. Se precisar, grave o texto em seu celular e leia-o quando tiver tempo livre.

- Procure almoçar, tomar um café ou mesmo participar de um happy hour com pessoas de seu networking. Isso pode te ajudar a aprimorar suas competências ou a ter insights.

Vamos pensar em mudar as coisas a nossa volta, o mundo e a nós mesmos. Precisamos de pessoas mais pensantes, capacitadas e com vontade de transformação, que ajudem nossas empresas e nosso País a prosperar com sabedoria e qualidade.

 

Autor: Christian Barbosa é palestrante, autor, CEO da Triad OS e especialista em Administração do Tempo e Produtividade.

+ Educação
Assine a newsletter mensal e gratuita +Educação e receba ainda mais conteúdo no seu e-mail!